10 de December de 2019

Prefeitos de Simões Filho e Camaçari assinam termo de compromisso do Planifica SUS

Simões Filho é a primeira cidade na Bahia a receber o Workshop – Planificação da Saúde, Planifica Bahia. O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (15), na Câmara de Vereadores do município.

O encontro contou com a presença de representantes de seis municípios vizinhos consorciadas e, durante a abertura, o gestor municipal, Dinha Tolentino (MDB), destacou a importância do projeto para o fortalecimento da Saúde.

“Estamos fortalecendo, humanizando e ampliando os atendimentos de atenção à saúde do nosso povo, com a aquisição de equipamentos e a capacitação das nossas equipes. A Planificação chega para somar ao projeto da nossa gestão, que tem como objetivo o bem da população e o avanço da cidade. Somos os primeiros da Bahia a efetivar a implantação desse Projeto que contribui para a gestão da saúde e na qualidade dos serviços prestados a nossa gente”, destacou Dinha.

O prefeito de Camaçari, Antônio Elinaldo Araújo (DEM), também marcou presença no evento. Além dessas duas cidades, também são favorecidas Mata de São João, Lauro de Freitas, Dias D’Ávila e Conde. Todas, na ocasião, assinaram o Termo de Compromisso com o projeto.

Elinaldo afirmou receber o projeto de forma muito positiva. “Reforçamos que saúde não se faz sozinho, e por isso estamos buscando a unidade e priorizando a atenção básica, que é o caminho para melhorar a saúde. É preciso que os municípios compreendam que Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e hospitalares são sempre a última instância a ser utilizado pelo paciente. Temos que cuidar da porta de entrada do usuário, fazer a prevenção, que acontece na saúde primária”, colocou o gestor de Camaçari.

Na Bahia, o projeto será iniciado primeiramente em duas regiões consorciadas de Saúde: a região de Simões Filho, a qual Camaçari faz parte, e a Região de Valença. A etapa preparatória vem ocorrendo desde abril deste ano, quando a proposta foi detalhada para os municípios convidados a compor o projeto.

O Planifica SUS é um projeto do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (CONASS), operacionalizado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) do Ministério da Saúde, e executado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. O prazo para conclusão do projeto é dezembro de 2020.

Foto: Tiago Pacheco/PMC

O post Prefeitos de Simões Filho e Camaçari assinam termo de compromisso do Planifica SUS apareceu primeiro em BAHIA NO AR.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.