
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) afirmou que foram encontradas partículas de SARS-CoV-2 em duas amostras do esgoto de Florianópolis, colhidas em 27 de novembro de 2019. Ou seja, a Covid-19 já estava no Brasil, dois meses antes do primeiro caso clínico registrado.
“É um trabalho do LVA, com parcerias interlaboratoriais. Ficamos um pouco desconfiados com os primeiros resultados, mas a gente repetiu todos os dados, fazendo testes no laboratório do Hospital Universitário, e rastreamos o genoma do vírus. Tivemos o cuidado de realizar um teste interlaboratorial, e não foi feito um único marcador viral, vários marcadores do vírus foram usados para reconfirmar. Estamos bem tranquilos quanto ao resultado”, afirmou a professora da UFSC, Gislaine Fongaro.
“Acessamos amostras congeladas do esgoto bruto para investigar o material como ferramenta epidemiológica […] As pessoas não precisam ficar apavoradas com contaminação. O esgoto só é uma representatividade do que já tem na população”, explicou a pesquisadora, ao ressaltar que a descoberta só foi possível porque pôde acessar amostras que já eram coletadas por outros estudos.
Seja o primeiro a comentar