20 de November de 2019

Moradores de Madre de Deus fazem manifestação para cobrar obras de infraestrutura na Quitéria

Moradores do bairro da Quitéria, em Madre de Deus, fizeram uma manifestação num trecho da BA-523 na manhã de terça-feira (9) que obstruiu as duas vias provocando congestionamento, e outra nesta quarta-feira (10) em frente ao Centro Administrativo do município  para cobrar da prefeitura obras de infraestrutura na localidade. Eles carregavam uma faixa com os dizeres: “Igualdade e respeito para Quitéria também”.

Eles reclamam da situação precária em que se encontram as ruas  da Quitéria. Motoristas e pedestres enfrentam a falta de asfalto há quase 30 anos. Eles sofrem com os buracos e com a lama que se forma principalmente quando chove.

Moradores de Madre de Deus fazem manifestação para cobrar obras de infraestrutura na Quitéria-Foto Reprodução Internet

Além disso, os moradores sofrem com a falta de serviços essenciais, como saneamento básico e iluminação precária. Eles contam ainda, que independentemente do volume de chuva, o pouco de água que cai deixa a entrada do bairro alagada.

Moradores fizeram uma manifestação num trecho da BA-523 na manhã de terça-feira (9) que obstruiu as duas vias provocando congestionamento- Foto: Reprodução Facebook.

Durante o protesto, os moradores gritavam em coro: “Cadê a Quitéria Linda?”. O questionamento faz referência para uma das promessas do prefeito Jeferson Andrade que garantiu que o bairro passaria a se chamar “Quitéria Linda” após ser pavimentado.

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, moradoras relataram os problemas enfrentados diariamente pela população. Elas cobraram um posicionamento da prefeitura sobre a quantidade de mosquitos na região, disseram ainda, que o pessoal da prefeitura só aparece no bairro durante o período eleitoral.

Veja vídeo abaixo:

Em janeiro de 2015, Jeferson pediu “paciência” para os moradores do bairro. “Não viraremos o semestre, até o final de junho, nós aqui em nome de Vaval, que está aqui presente, que é morador da Quitéria. Um dos mais antigos, dizer Vaval que nós não deixaremos de dar satisfação e entregar o bairro como a comunidade merece”, disse o gestor que apontou anteriormente que não queria se antecipar para “não ser leviano e assumir compromissos que não posso cumprir”.

Ouça o áudio abaixo:

Durante a campanha de 2016, o prefeito reafirmou o compromisso de requalificar o bairro para a população. Na ocasião, o chefe do Executivo acusou os adversários políticos de espalhar “mentiras” e destacou que “sempre buscou falar a verdade para comunidade”. Segundo ele, havia um processo no Ministério Púbico Federal, que impossibilitava o bairro de ser urbanizado.

Aos gritos, o prefeito disse que foi convidado pelo MPF para assinar um termo de ajuste de conduta que iria permitir que o bairro fosse urbanizado.

“É um momento de felicidade pra todo esse grupo que está em cima desse palanque. Essa semana chegou essa novidade que me deixou extremamente emocionado e feliz”, declarou o gestor que foi ovacionado pela população que participou do ato político.

“No próximo mandato, todos vocês, estarão proibidos… Isso mesmo, proibidos de chamar aquele bairro de Quitéria Velha. A partir do próximo mandato, aquele bairro passará a se chamar Quitéria Linda”, disse.

Ouça o áudio abaixo:

Em junho de 2017, durante a cerimonia na Câmara de Vereadores, que comemorava 28 anos de Emancipação Política do município, Jeferson anunciou que no dia 13 de julho do mesmo ano, iria encaminhar um Projeto de Lei pedindo autorização ao poder Legislativo para financiamento da obra na Quitéria.

“Para que ainda se for da vontade de Deus e a tramitação do Governo do Estado funcionar de forma rápida, a Quitéria Velha se torne uma realidade. Esse é mais um presente para Madre de Deus e sobretudo para comunidade da Quitéria que tanto sofre com falta de saneamento básico, com falta de infraestrutura”, ressaltou o gestor.

Ouça o áudio abaixo:

Em maio deste ano, o gestor citou durante uma entrevista na rádio local que o bairro da “Quitéria é um dos compromissos mais importantes da gestão”, e que, haviam feito uma emenda no ano passado em parceria com o Governo federal através de deputados.

“Mas infelizmente na virada de Governo, o presidente Bolsonaro derrubou uma série de emendas a nível nacional, mas eu queria dizer a comunidade da Quitéria Velha que permanece o nosso compromisso. Não deixo o Governo sem começar o bairro da Quitéria [sic]”, repetiu. Ele acrescenta que “é um compromisso de Governo”, e que, ” às vezes a gente tem pressa, é ansioso”, diz. E completa: “Lógico que eu gostaria de ter começado no primeiro ano, mas meu plano de governo estabelece metas do primeiro ao último ano. Até 31 de dezembro de 2020 é o meu compromisso de começar a Quitéria [sic]”, disse.

Com a palavra, a prefeitura

A prefeitura informou que foi realizado um projeto de urbanização da Quitéria Velha e sua efetivação aguarda a liberação de verba federal já designada para tal finalidade.

O texto aponta ainda que a concepção do projeto foi realizada após reuniões no bairro com os moradores. O projeto foi apresentado ao Ministério Público Federal (MPF), que balizou a assinatura do TAC. A nota da prefeitura foi divulgada por um site da região.

O post Moradores de Madre de Deus fazem manifestação para cobrar obras de infraestrutura na Quitéria apareceu primeiro em Bahia Manchetes.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.