20 de July de 2019

Inep demite dois funcionários após falha de segurança em prova

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) admitiu uma quebra no protocolo de segurança na impressão de uma prova que seria realizada em agosto. O órgão exonerou dois servidores de cargos em comissão por envolvimento no caso.

O problema ocorreu na entrega das provas do Exame Nacional de Certificação e Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para a gráfica, que fica em São Paulo. Segundo o Inep, que também é responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as inscrições estão mantidas até o dia 31 de maio, mas o órgão não esclareceu se a realização do exame segue prevista para agosto. Mais de 700 mil pessoas já se inscreveram no Encceja.

Em uma nota em seu site oficial, o Inep disse que a falha de segurança ocorreu após o servidor responsável pela entrega à gráfica esquecer a senha para abrir os arquivos da prova. Ele havia viajado de Brasília a São Paulo para o procedimento, e deveria abrir a prova apenas na sala cofre da gráfica.

Ainda segundo o órgão, este funcionário teria ligado para seu superior, que entrou na “sala cofre” do órgão e repassou a senha para o servidor em São Paulo por telefone. “O procedimento correto seria gravar outra mídia e ser feita uma nova senha. Ambas deveriam ser reenviadas para a gráfica”, disse o Inep, em nota.

O problema teria sido registrado pela equipe de segurança do Inep. “Os procedimentos internos foram seguidos à risca para garantir a credibilidade das provas do Encceja”, diz o órgão.

O post Inep demite dois funcionários após falha de segurança em prova apareceu primeiro em BAHIA NO AR.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.