14 de January de 2020

F2J debate a produção de conteúdo dos jornalistas na internet

Fotos: Ascom F2J

A importância das ferramentas de comunicação para sociedade e o avanços das redes sociais na mudança da pratica jornalística, foram temas abordados na manhã do último sábado, 25, durante a palestra Formadores de Opinião: Jornalista Digital Influencer”, realizada no auditório Capela da Faculdade 2 de Julho (F2J).

O evento desenvolvido pelos alunos do curso de Jornalismo, do turno matutino da instituição, recebeu como convidados os comunicólogos Felipe Costa, da Record TV Carla Araújo, da Rede Excelsior FM, Silvana Freire e Pablo Vasconcelos ambos da Rede Bahia. A atividade marcada pela integração das experiências profissionais, reforçou o olhar do público sobre o comportamento do jornalistas no ambiente virtual e de que forma esses processos estão inseridos na área.  

Para a professora e coordenadora dos cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Propaganda e Marketing) da F2J, e orientadora da atividade, Camila Botto, os alunos da disciplina de assessoria de comunicação vivenciaram na prática o que é uma produção de evento e a importância do trabalho em equipe.

A professora Camila Botto, desenvolveu atividade para que os alunos da disciplina vivenciassem todos os processos de uma assessoria de comunicação.

“Eu fiquei feliz com o resultado final, a experiência que cada aluno teve foi significativa para a sua bagagem curricular”, comentou a professora. Para Carla Araújo, que na participação do evento falou sobre sua trajetória na TV e os desafios do jornalista na era digital, o profissional da mídia tem que valorizar a sua conduta, não importando o meio que ele esteja, além de o cuidado com a imagem tem que ser dobrado, quando se fala de influenciadores digitais.

Carla Araujo, abordou, a importância da rede social também como uma oportunidade de trabalho.

De acordo com Pablo Vasconcelos, as redes sociais são uma ferramenta de aproximação entre o telespectador com quem está em frente às câmeras, passando as informações. “O ambiente da internet é uma ferramenta que possibilita essa integração e ela precisa ser usada da melhor maneira, precisamos aproveitá-la ao nosso favor fazendo com que esse contato com o público traga pautas e feedbacks”, fala o jornalista.

Pablo Vasconcelos contou um pouco da sua trajetória na televisão e sobre as mudanças que o jornalismo vêm passando com os avanços da tecnologia.

A apresentadora do programa Bom Dia Sábado da Rede Bahia, Silvana Freire, enfatiza que o debate realizado no evento é importante para toda a sociedade uma vez que as redes sociais acabam assumindo um papel de conectividade. “A rede social para min acaba estreitamento esse relacionamento dos profissionais da comunicação com o público telespectador” explica.

Silvana Freire foi uma das jornalistas convidadas para o evento e salientou o estreitamento com o público através das redes sociais.

Para Filipe Costa, repórter da Record TV, o jornalista tem que ter muito cuidado com a questão de ser influenciador nas redes já que as existem armadilhas. “Estou nesse momento de tentar entender se realmente é mais positivo ou negativo de estar nas redes sociais e de que forma ela podem contribuir com meu segmento profissional”,  

Experiência

Para o aluno da turma, Gabriel Conceição, o evento foi gratificante e de aprendizado para professores, convidados e principalmente para os alunos. “Desenvolvi nesse trabalho o planejamento de conteúdo, a parte de fotografia e a importância do trabalho em equipe. Agradeço a F2J pela oportunidade e o espaço para que a turma realizasse essa atividade que teve um feedback muito legal de todos os participantes”, comentou.

Confira mais fotos do evento abaixo:

O post F2J debate a produção de conteúdo dos jornalistas na internet apareceu primeiro em Faculdade 2 de Julho.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.