Dia Mundial do Doador de Sangue: Saiba como doar

O Ministério da Saúde lança campanha para incentivar a doação permanente de sangue no país. Veja aqui como se tornar um doador

Dia Mundial do Doador de Sangue: Saiba como doar
Ministério da Saúde lança campanha nas redes sociais para incentivar doação de sangue - Foto: Agência Brasil

Para celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, o Ministério da Saúde lançou hoje (14) uma campanha para incentivar a população a doar sangue regularmente. O objetivo é aumentar o estoque de sangue do país, que teve uma redução de 10% desde o início da pandemia de Covid-19.

Segundo o Ministério, a redução se deu em razão da diminuição na circulação de pessoas por conta da doença, mas, apesar da diminuição, a pasta garante que não houve desabastecimento porque o Plano Nacional de Contingência de Sangue foi acionado e remanejou bolsas de sangue entre os estados.

Durante o lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, lembrou que todo a manutenção do abastecimento dos hemocentros é possível graças a existência do Sistema Único de Saúde (SUS). Até o mês de março foram coletadas 734.247 bolsas de sangue no país.

O que é preciso para se tornar um doador de sangue?

  • Ter entre 16 e 69 anos de idade, estar saudável e pesar mais de 50kg
  • Apresentar documento oficial com foto (o voluntário que tiver menos de 18 anos, deve apresentar autorização dos pais ou responsáveis)
  • Estar alimentado (No dia da coleta, o doador não deve ingerir alimentos gordurosos antes da doação)
  • Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas

Uma única doação de sangue, de 450 mililitros, é suficiente para salvar a vida de até 4 pessoas. Além disso, essa quantidade é reposta no organismo em 24 horas.

A campanha deste ano também vai lançar mão do auxílio da tecnologia, por meio do Facebook. Basta acessar a página para se cadastrar como doador de sangue.

Fonte: Agência Brasil

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*