9 de December de 2019

Dia da Defensoria Pública é comemorada com sessão especial na Alba

Marcelino Galo recebe a Medalha de Honra ao Mérito, na categoria Contribuição Honorífica

Em alusão ao Dia Nacional da Defensoria Pública, comemorado em 19 de maio, a instituição foi homenageada nesta sexta-feira (24), com uma sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia. O deputado estadual Marcelino Galo, proponente da sessão, exaltou a atuação da Defensoria Pública. “Nosso mandato tem uma identidade com o trabalho da instituição, no tocante a defesa dos Direitos Humanos, da democracia e no apoio aos desassistidos. A Defensoria, que só em 2018 atendeu mais de um milhão de pessoas no estado, tem um papel decisivo na salvaguarda do nosso Estado Democrático de Direitos, dada a situação de ameaça pelo autoritarismo e de destruição das parcas conquistas do povo brasileiro”.

A atividade contou com a presença de defensores públicos, secretários de estado, deputados e ex-deputados estaduais, além da sociedade civil. Também foi lançada a cartilha “Educar e conhecer: Conhecendo para proteger”, que traz orientações para as famílias que tiveram adolescentes apreendidos por suspeita de prática de ato infracional.

Sirlene Assis, ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado, lembrou a contribuição de “cada defensor e defensora na história da Bahia e do Brasil, na luta pela igualdade e inclusão social”. E finalizou afirmando que é preciso “esperança para termos um país mais igual para todos, independente da orientação sexual, identidade de gênero ou classe social”.

O defensor-público geral, Rafson Ximenes, apontou a importância dos servidores, defensores, estagiários e a população para a boa atuação da Defensoria Pública. “Fomos designados pela Constituição para sermos defensores dos direitos humanos na sociedade. Fazemos questão de reafirmar, que a Defensoria tem uma causa, que é a defesa das pessoas mais vulneráveis e das minorias”.

Sessão especial em homenagem a Defensoria Pública

Ao final da sessão, o deputado Marcelino Galo recebeu a Medalha de Honra ao Mérito, na categoria Contribuição Honorífica, no plano de desempenho social e político e serviços à instituição, indicada pelos membros do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia.

Participaram da sessão Julieta Palmeira, secretária de Políticas para as Mulheres; Maria Hermínia Ângeli, procuradora do Estado; Geder Luiz Rocha Gomes, Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Segurança Pública; Bruno Lage, Defensor Público e chefe da Defensoria Pública da União em Salvador; Célia Padilha, Corregedora da Defensoria Pública; Major Andrade Ricardo; Capitão Jamile, que representa o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros; Elaina da Silva Rosas, Presidente da Associação dos Defensores Públicos e Neusa Cadore, Deputada estadual.

O post Dia da Defensoria Pública é comemorada com sessão especial na Alba apareceu primeiro em Marcelino Galo.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.