Coronavírus no Brasil chega a oito casos confirmados, diz o Ministério da Saúde

Além de São Paulo e Rio de Janeiro, o Ministério anuncia paciente confirmado no Espírito Santo.

Coronavírus no Brasil

O Brasil chegou a 8 casos confirmados de coronavírus, sendo 6 no estado de São Paulo, 1 no Rio de Janeiro e 1 no Espírito Santo.

Dois, dos 6 pacientes de São Paulo, disseram que a transmissão do vírus foi local, dentro do próprio país. São pessoas que tiveram contato com o primeiro caso confirmado, um senhor de 61 anos que tinha acabado de votar de uma viagem para a Itália. Segundo Davi Uip, infectologista do comitê d contingenciamento em São Paulo, as pessoas contaminadas são irmã e sobrinha do primeiro paciente.

O secretário de Vigilância em Saúde comentou que, no inverno, o país poderá sofrer transmissão sustentada já que o vírus se dissipa com maior facilidade nas estações de baixa temperatura. “Para nós possivelmente será no inverno, porque na medida em que eu tenho mais casos ocorrendo, chegando ao Brasil, eu vou tendo a possibilidade de ter transmissão comunitária. ”

De acordo com o Ministério da Saúde, esses casos de transmissão local em São Paulo não entraram na lista de casos prováveis. Nessas situações não é necessário o teste laboratorial. Só precisa apresentar sintomas para ser feito o diagnóstico por critérios clínicos.  

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*