18 de June de 2019

Camaçari: Sesau promove ação com moradores de rua

A Secretaria de Saúde do município de Camaçari (Sesau), promoveu na manhã desta terça-feira, 26, um café da manhã com moradores de rua e catadores de material reciclável no Clube Arsenal, no bairro Gleba B, como parte das ações da Semana Municipal de Combate e Eliminação da Tuberculose. A atividade foi realizada pelo Comitê Municipal de Combate e Eliminação da Hanseníase e Tuberculose, juntamente com o Centro de Referência e Especialidades em Saúde (CRES-DTS) e Atenção Básica.

Além das ações direcionadas ao diagnóstico e tratamento da tuberculose, os presentes participaram de um delicioso café da manhã, ganharam roupas do bazar solidário, realizaram o Teste Rápido para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), foram vacinados, cortaram cabelo e barba e ainda participaram de uma divertida aula de zumba.

Coordenadora da Área Técnica de Combate a Tuberculose e Hanseníase da Sesau, Ana Iara destaca a importância da ação. “Os moradores de rua, assim como os catadores de recicláveis, são mais suscetíveis à tuberculose devido aos hábitos de vida. E como a doença é contagiosa pelo ar, precisamos atuar junto a toda população. Principalmente os que quase não aparecem nas unidades de saúde”.

O secretário de Saúde, Elias Natan, ressalta que a Sesau oferece todo o tratamento contra a tuberculose nas unidades de saúde. “Na verdade, o tratamento só é feito pelo SUS. E nós realizamos em todas as unidades. Contudo, muitas pessoas ainda são resistentes a realizar o diagnóstico para iniciar o tratamento. Se a pessoa estiver tossindo muito por alguns dias e cansando, é importante ela procurar a unidade de saúde mais próxima para realizar o exame”.

O post Camaçari: Sesau promove ação com moradores de rua apareceu primeiro em BAHIA NO AR.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.