15 de July de 2019

Camaçari: estudantes e professores fazem ato contra corte de verbas na educação

Na manhã desta quarta-feira, 15, estudantes, professores e entidades ligadas a movimentos estudantis e sociais de Camaçari, realizam uma manifestação contra o bloqueio de recursos para a educação que foi anunciado recentemente pelo MEC. O ato acontece em pelo menos em 21 estados e no Distrito Federal.

O ato teve início na Rua do Contorno, na região do Centro Administrativo de Camaçari, passou pela Ruas Cleiton Leão, Luís Eduardo Magalhães, Francisco Drumond e segue para a Praça Desembargador Montenegro.

Em entrevista para o Bahia No Ar, uma aluna do Instituto Federal da Bahia (Ifba) pontuou que a educação nas escolas municipais e estaduais deixam a desejar, logo com o corte nas instituições federais, os estudantes só têm perder. Alunos da Universidade Federal da Bahia, também participaram do protesto.

Cortes

O Ministério da Educação divulgou em abril, que todas as universidades e institutos federais teriam bloqueio de recursos. Agora em maio, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informou sobre a suspensão da concessão de bolsas de mestrado e doutorado.

Segundo o Ministério da Educação, o bloqueio é de 24,84% das chamadas despesas discricionárias — aquelas consideradas não obrigatórias, que incluem gastos como contas de água, luz, compra de material básico, contratação de terceirizados e realização de pesquisas.

O valor total contingenciado, considerando todas as universidades, é de R$ 1,7 bilhão, ou 3,43% do orçamento completo — incluindo despesas obrigatórias.

O post Camaçari: estudantes e professores fazem ato contra corte de verbas na educação apareceu primeiro em BAHIA NO AR.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.