16 de September de 2019

Água que chega às torneiras da população de Candeias contêm pesticida cancerígeno, aponta pesquisa da Sisagua

Uma análise de amostras da água que é consumida em 271 cidades baianas, feita pelas empresas de abastecimento de municípios brasileiros apontaram que a água fornecida pera a população de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), São Sebastião do Passé, Simões Filho e Camaçari, está contaminada com 27 tipos de agrotóxicos que são associados a doenças crônicas como câncer, defeitos congênitos e distúrbios endócrinos.

As informações são do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde. Uma investigação conjunta pela ONG Repórter Brasil, da Agência Pública e da organização suíça Public Eye. De acordo com os dados revelados pelo estudo, foram detectados 27 pesticidas em 1.396 municípios espalhados por todo país.

Com 417 municípios, o número apresentado na pesquisa corresponde a mais de 50% das cidades da Bahia. Salvador também está presente na lista divulgada pela Sisagua. Segundo os dados, foram encontrados 16 agrotóxicos, sendo oito associados a doenças crônicas, como câncer, defeitos congênitos e distúrbios endócrinos; e três agrotóxicos acima do limite de segurança estipulado pelo país e 13 acima do limite definido pela União Europeia.

Em nota, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) afirmou que, diante dos resultados divulgados pelo Repórter Brasil sobre a presença de agrotóxicos na água, de acordo com as análises realizadas semestralmente pela empresa no período entre 2014/2017, todas apresentaram valores que demonstram a inexistência de substâncias presentes em agrotóxicos.

 A Embasa também informou que os dados são divulgados em uma plataforma – o Siságua – à qual os municípios têm acesso por meio dos técnicos da vigilância sanitária, e também podem ser solicitados à empresa.

O post Água que chega às torneiras da população de Candeias contêm pesticida cancerígeno, aponta pesquisa da Sisagua apareceu primeiro em Madre sem Média.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.