8 de January de 2017

Zonal de Seabra dos Jogos Abertos do Interior começa e Irecê lidera

Os Jogos Abertos de 2010 estão esquentando a região da Chapada Diamantina com o início das disputas do zonal sediado no município de Seabra, e que está acontecendo neste final de semana (de 13 a 15 de agosto). Na atual edição, o zonal está envolvendo  dez municípios da região (Seabra, Ibititá, Morro do Chapéu, Lençóis, Irecê, João Dourado, Andaraí, Palmeiras, Itaberaba e Presidente Dutra), contando com 750 participantes, entre atletas e dirigentes.

Os primeiros jogos da competição foram realizados nesta sexta-feira (13/8), e mostraram a força do esporte de Irecê, que venceu, de goleada, a partida de abertura contra Andaraí, por 8 a 2, pelo futsal masculino. Em seguida, foi a vez das meninas da delegação também provarem que são boas de bola, e aplicarem 3 a 2 em João Dourado. As atletas de Irecê lideram a chave ao lado das garotas de Itaberaba, que superaram Andaraí por 3 a 1. No vôlei feminino, Andaraí também perdeu por 2 a 0 para Palmeiras, que, no futsal masculino, venceu, de virada, a equipe de Itaberaba, por 4 a 3.

“Estou muito feliz por ter a oportunidade de representar a minha cidade, essa é a primeira vez que estou participando dos Jogos Abertos e está sendo uma experiência incrível, não tenho do que reclamar. Acho que, tão importante quanto a vitória, e a chance de conseguir o ouro nesse ano, sendo que no ano passado a equipe levou a prata, vem sendo o incentivo da torcida, esse é o diferencial desse campeonato que reúne diversas modalidades, e consegue trazer torcedores de todas as cidades” afirmou a jogadora de futsal de Irecê, Meane Mourato (18).

No basquete masculino, os resultados não foram diferentes, o time de Irecê continuou liderando as disputas e derrotou a equipe de Palmeiras pelo placar elástico de 129 a 19, deixando os adversários preocupados, incluindo os atletas de Lençóis, que são os atuais campeões do zonal da Chapada Diamantina e vice-campeões gerais dos Jogos Abertos do Interior. “Esse ano, a presença de Irecê nesse zonal, realmente nos surpreendeu, temos que ficar espertos, pois é um time forte, que até conseguiu atingir a etapa finalissima no ano passado, nos dando um trabalhinho na semifinal, porém conseguimos vencer e fomos para a final com Alagoinhas, ficando em segundo lugar. Como sempre, o nosso propósito é entrar para ganhar, mas estamos desfalcados, sem o nosso pivô que está em Minas Gerais, emprestado para a Seleção Brasileira, mas, apesar das dificuldades, vamos lutar até o fim pelo título” ressaltou o atleta de basquete da seleção de Lençóis, Alah Martins (25), que também estreou com vitória, dando 91 a 23 em Morro do Chapéu.

Outra modalidade que promete colocar as seleções de Lençóis e Irecê, frente a frente, num confronto de gigantes é o handebol. Nos primeiros jogos da competição as duas equipes provaram que têm força, vencendo os adversários com facilidade e liderando a chave. Os meninos da “terra do feijão” venceram João Dourado por 35 a 15. Já Lençóis fez bonito contra Itaberaba e aplicou 21 a 17. Mas o município de Itaberaba não entrou nos Jogos Abertos apenas para perder. Os garotos do vôlei conseguiram demonstrar que a cidade também é cheia de grandes talentos no esporte. Os meninos têm o apoio do Vitória e exibem uma equipe de ponta, dando show em quadra, com saques perfeitos e cortadas exuberantes. A equipe foi campeã no ano passado e intimida os adversários. “Não é fácil ganhar deles, pois são jovens e jogam muito, disputam vários campeonatos o ano todo, e estão preparados” desabafou o atleta de Andaraí, Zaquel que sofreu uma derrota de 2 a 0 para Itaberaba.

“No ano passado vencemos o zonal de forma invicta e pretendemos repetir o mesmo feito agora. Treinamos juntos, temos o apoio do Vitória, somos campeões estaduais e o mais importante, todos nós, nascemos em Itaberaba, não trabalhamos com irregularidades, apenas com preparo físico, garra e dedicação. E tenho certeza que vamos ganhar os Jogos Abertos 2010. Já estou até me sentindo com a medalha de ouro pendurada no pescoço” confessou confiante, o jogador de Itaberaba, Gleidson Anei (31).

A abertura oficial do zonal ocorreu na noite dessa sexta-feira (13) no Ginásio de Esportes de Seabra. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades municipais e regionais, e foi selada com o desfile das equipes e a execução do hino nacional. Os jogos prosseguem até domingo (15), quando serão conhecidos os campeões do zonal, que seguirão para a fase final, juntamente com os campeões dos outros quatro zonais que nesse ano acontecem em: Juazeiro (12 a 15 de agosto), Eunápolis (04 a 07 de setembro), Caetité (04 a 07 de setembro) e Santo Antônio de Jesus (09 a 12 de outubro). A grande final estadual será realizada em Vitória da Conquista entre 12 e 15 de novembro, quando também serão incluídas na disputa, as modalidades de: atletismo, judô, tênis de mesa, natação, vôlei de praia e xadrez.

No ano passado, os campeões do zonal da Chapada Diamantina, foram: Itaberaba (futsal masculino, handebol masculino, vôlei masculino e basquete feminino), Feira de Santana (futsal feminino, vôlei feminino e handebol feminino) e Lençóis (basquete masculino).  Nesse ano, a cidade de Feira de Santana, participará do zonal de Santo Antônio de Jesus (09 a 12 de outubro) que envolve as regiões: Metropolitana, Recôncavo Baiano e parte do Sertão.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*