20 de November de 2017

Veleiros do Cruzeiro Costa Leste ficam em Salvador até o próximo dia 10 de setembro

A Baía de Todos os Santos ganhou um colorido todo especial com a chegada dos 63 veleiros do Cruzeiro Internacional Costa Leste. As embarcações, vindas do Rio de Janeiro, estão ancoradas no Terminal Náutico da Bahia, administrado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb, e em Aratu. Os velejadores ficam em Salvador até o dia 10 de setembro, quando seguem para Maceió e de lá para Recife onde disputarão a Regata Refeno, com largada dia 25 de setembro da capital pernambucana e chegada em Fernando de Noronha.

Foto: Paulo Neves.
Foto: Paulo Neves.

Para o comodoro do Costa Leste, Antônio Aranha Andrade, o principal objetivo do cruzeiro é levar veleiros de comandantes iniciantes integrados em flotilha com outros, de maior experiência, pela costa, com segurança. Além de divulgar a vela pela costa brasileira. Ele lembra que o evento foi realizado pela primeira vez em 1987, idealizado pelo velejador Neyson Campos. Nos anos seguintes não aconteceu e só retornou em 2004, em uma nova edição, com 32 barcos saindo do Rio a Salvador e se juntando ao Rally Náutico Recife-Fernando de Noronha. Em 2006, teve 42 barcos, em 2008, foram 53.

O Cruzeiro Internacional Costa Leste agrega navegadores do “Crucero de La Amistad” (Cruzeiro da Amizade) vindos da Argentina e do Uruguai. Eles saíram de seus países e velejaram até o Rio de Janeiro, seguindo por águas cariocas até Salvador. “Vale ressaltar que em 2010, o Costa Leste conseguiu um feito muito grande, que é o de agregar um bom número de embarcações com famílias, casais, amigos”, disse o comodoro.

Uma das embarcações ancoradas no píer do Terminal Náutico da Bahia é o veleiro Equador, que tem à frente Cristiano Lopes Lourenço. Com apenas sete meses de vela, o velejador garantiu que o percurso deste seu primeiro cruzeiro foi bem tranquilo. “Tive a companhia de minha esposa Nicole Kiliam Lourenço, que descobriu estar grávida no meio da viagem, e gostei muito de vivenciar este cruzeiro que junta velejadores experientes com novatos, percorrendo juntos a mesma rota, se confraternizando, se ajudando, em um clima de muita união e esportividade”, analisa Lourenço.

O Cruzeiro Internacional Costa Leste teve como ponto de partida o Iate Clube do Rio, seguindo para Búzios, passando pelo cabo de São Tomé, atracou em Vitória, seguindo para o arquipélago dos Abrolhos; passando pela Vila de Santo André, chegando à Costa da Bahia, parando primeiramente em Ilhéus, seguindo até Baía de Camamu, partindo para a Baía de Todos os Santos.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*