18 de October de 2017

Teixeirinha sagrou-se campeão da I Corrida Rústica Pela Proteção Ambiental da Coppa

Diante da paisagem maravilhosa do Parque Metropolitano de Pituaçu cerca de 400 atletas disputaram hoje, domingo (dia 04), pela manhã, a I Corrida Rústica Pela Proteção Ambiental, que teve como campeão geral Manoel de Jesus Teixeira, conhecido como Teixeirinha, com o tempo de 45m35s. A competição, em comemoração aos 30 anos de criação da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental – COPPA, contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia. No geral feminino a primeira a cruzar a linha de chegada foi a atleta de Feira de Santana, Graciete Moreira Santana, com o tempo de 54m19s. E entre os atletas militares o campeão foi Antonio Carlos dos Santos, com 50m14s.

O percurso da corrida compreende os 15 quilômetros da ciclovia do parque, local estrategicamente escolhido por abranger uma área de 450 hectares de flora silvestre, o que permite a aproximação do homem com a natureza. Atualmente, o parque é considerado a maior reserva ecológica da cidade de Salvador.
O percurso da corrida compreendeu os 15 quilômetros da ciclovia do parque, local estrategicamente escolhido por abranger uma área de 450 hectares de flora silvestre, o que permitiu a aproximação do homem com a natureza. Atualmente, o parque é considerado a maior reserva ecológica da cidade de Salvador.

Atualmente na liderança do ranking estadual, o atleta Teixeirinha afirmou que estava muito feliz com mais este título acumulado nos seus 13 anos de carreira. “Apesar de ter sentido um pouco de dificuldade de respirar, a prova foi boa e chamou a atenção para a importância da preservação da natureza, pois sem o meio ambiente a gente não vive” pondera o corredor. Para a campeã geral feminino, Graciete Santana, o esforço em um ano e meio de dedicação aos treinamentos valeu a pena. “Agradeço a Deus, ao amigo Ronaldo Ribeiro, ao meu treinador e namorado Domingos Carlos pela conquista deste prêmio maravilhoso. O esporte fala de saúde e esta competição chama a atenção para que as pessoas possam colaborar, contribuir todos juntos para preservar o meio ambiente” declara. A campeã volta a competir no próximo dia 25, em Recife, Pernambuco, no Circuito Brasil de Meia-Maratona.

A largada aconteceu às 7h40min e o percurso da corrida compreendeu os 15 quilômetros da ciclovia do parque, num local estrategicamente escolhido por abranger uma área de 450 hectares de flora silvestre, o que permitiu a aproximação do homem com a natureza. Segundo o comandante da COPPA, Nilton César Machado, o número significativo de inscritos na corrida surpreendeu. “Este evento cumpriu com seu objetivo que é o de fazer com que as pessoas posam freqüentar e redescobrir o maior trecho remanescente de mata atlântica de Salvador, além de incentivar a prática da disputa esportiva. E no próximo ano realizaremos com certeza a segunda edição desta corrida”, afirmou o comandante.

O presidente da Federação Baiana de Atletismo, Og Robson disse estar satisfeito em poder contribuir para o sucesso da realização da I Corrida pela Proteção ambiental da COPPA. “Esta iniciativa é fantástica. Para gente soma muito e agora a competição já faz parte do calendário da FBA” diz.

Os atletas receberam mais de R$3.500 (três mil e quinhentos reais) em prêmios, distribuídos nas categorias juvenil, adulto, pré veterano, veterano e Portadores de Necessidades Especiais – PNE. Na solenidade de premiação estiveram presentes o sub comandante geral da Polícia Militar do Estado, coronel Jairo José da Cunha, o comandante da Polícia Especializada, Manoel Nascimento, o chefe da casa militar do governador, Expedito Manoel Barbosa de Souza, entre outras autoridades.

A corrida teve ainda o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e da FBA além do patrocínio da Dermaglós e da Prisma. O calendário das corridas rústicas em Salvador, apoiadas pela Federação, prossegue próximo dia 18, quando acontece a Corrida do Sindicato dos Médicos. E no dia 25 será realizada a tradicional Corrida da Asa.

Resultados da I Corrida Rústica da Coppa:

Geral feminino

1° Graciete Santana
2° Maria de Lourdes Souza
3° Giovana Pereira

Geral masculino

1° Manuel Teixeira
2° Antonio Raimundo Oliveira
3° Joel Oliveira Santos

Militar Geral

1° Antonio Carlos dos Santos
2° Luiz Carlos Silva Santos
3° Ubirajara Palagane Mendes


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*