24 de November de 2017

Participa Bahia reúne cerca de 400 atletas especiais em Salvador

Com o objetivo de integrar as pessoas com deficiências na sociedade, Salvador recebeu de sexta (22/10) até domingo (24/10), o Participa Bahia 2010, que reuniu cerca de 400 atletas da capital e de vários municípios baianos. O evento, realizado pela Federação Baiana de Desporto de Participação, com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, promoveu diversas atividades como seminário de  handebol e futebol 5, clínica da família e uma Feira da Saúde além de competições de atletismo, capoeira, ginástica rítmica e natação. Todos os atletas receberam medalhas de participação.

Capoeira nos Jogos Participa 2010. Foto: Paulo Neves.
Capoeira nos Jogos Participa 2010. Foto: Paulo Neves.

O desfile de abertura do Participa Bahia aconteceu na última sexta-feira (22/10), à noite, no Ginásio 2 da Faculdade Social da Bahia, em Ondina, onde, em seguida, foi realizada uma grande festa de confraternização. “Este nosso projeto teve seu pontapé inicial em agosto, com clínicas de capoeira, natação e futebol 5 na cidade de Senhor do Bonfim. Em seguida, realizamos clínicas de família e de capoeira além de competições nas modalidades de futsal, handebol e basquete, no município de Feira de Santana. Agora é a vez de Salvador prestigiar o evento”, disse o vice-presidente da FBDP e coordenador técnico dos Jogos, Enrique Carlo da Silva.

Ginástica Rítmica nos Jogos Participa 2010. Foto: Paulo Neves.
Ginástica Rítmica nos Jogos Participa 2010. Foto: Paulo Neves.

O dirigente completou. “Hoje em dia, sabemos que os deficientes são capazes, e o Participa Bahia é uma oportunidade dessas pessoas mostrarem seu talento através do esporte, que certamente contribuirá  na melhoria da qualidade de vida. Além disso, o evento está preparando as famílias por meio de clínicas e seminários, e capacitando profissionais para que possam trabalhar com o deficiente”, disse.

Durante todo o sábado (23/10), no Ginásio 2 da FSBA, as  atletas da Ginástica Rítmica  se exibiram em competições individuais e por equipes, com seus arcos, bolas e fitas, ganhando os aplausos da platéia. A professora de educação física, Eliene Braga Mascarenhas, que comandava as meninas da Escola Comunitária Ressurreição, de Simões Filho, estava bastante emocionada com a apresentação da equipe, na modalidade de arco, com as atletas Liriane, Rose, Maribalda, Fabiane e Raiane.. “Participar deste evento, pela primeira vez, está sendo uma experiência maravilhosa, pois é bom para socializar as meninas com a oportunidade de conhecer outras equipes”, analisa.

Atletismo nos Jogos Participa 2010. Foto: Paulo Neves.
Atletismo nos Jogos Participa 2010. Foto: Paulo Neves.

Já na pista de atletismo do Campus da UFBA, em Ondina, os atletas competiram em provas de caminhada (25m), salto em distância, arremesso de peso, corridas de 100 e 200 metros, lançamento de pelota, corrida 50m adaptado. Paralelo, nas quadras, os capoeiristas mostravam todo seu gingado. Para dona  Raimunda Alves Andrade Miranda, de Simões Filho, mãe de Elias Miranda, de 11 anos, “era um orgulho muito grande ver o filho competir na prova dos 50 metros”. Integrante da APAE, da Pituba, ele começou a praticar o atletismo há pouco tempo e esta é a primeira vez que participa de uma prova.”Estou achando muito bom, e fico feliz em ver meu menino tão empolgado nesta disputa esportiva”, assegura.

Para o presidente da FBDP, Audival Júnior, o evento estimula, através do esporte, o espírito de solidariedade, companheirismo, determinação e vontade de vencer. E as equipes, de 13 instituições, que estão participando são as seguintes: de Salvador a APAE (da Pituba e São Joaquim), Escola Vitor Soares, Espaço Via Ponte, Centro de Reabilitação e Prevenção de Deficiência, Clínica Encontro e  Sesi/Itapagipe, além da APAE de Camaçari,  das Associações Pestalozzi de Alagoinhas, Camaçari e São Sebastião do Passé, Escola Especial de Camaçari, APAE de Feira de Santana e Escola Comunitária Ressurreição, de Simões Filho. No domingo (24/10), foram realizadas as finais de GR, atletismo e capoeira, além das disputas de natação, na piscina da FSBA.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*