7 de January de 2017

Pan-Americano de basquete é aberto na Bahia

Tocos, dribles e cestas marcaram a abertura do Pan-Americano Universitário de Basquete 2010, nesta segunda-feira (9/8). A competição, que está acontecendo na capital baiana, conta com o apoio do Estado, por meio da Sudesb. O primeiro jogo do campeonato, que está reunindo seis seleções do continente americano, foi disputado por Uruguai e Chile. Os torcedores, que lotaram as arquibancadas do Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré), se agitaram com a luta, ponto a ponto, pela vitória, que só foi definida nos minutos finais. De virada, o Chile venceu por 59 a55. A equipe está sendo representada pelo time da Universidade Católica de Temuco (UCT).

“Foi uma partida dura e de muita defesa. Estivemos atrás no primeiro tempo e, nos últimos dez minutos, conseguimos abrir uma vantagem que garantiu a vitória”, destacou o técnico chileno Mauricio Cresp. Apesar de a temperatura estar mais baixa que de costume em Salvador nos últimos tempos, os visitantes estrangeiros reclamam do calor. O comandante da seleção uruguaia atribuiu a derrota ao clima baiano. “Começamos muito bem o primeiro tempo. Mas nos cansamos um pouco e isso pesou no final da partida”, apontou Gonzalo Carneiro.

Enquanto os uruguaios lamentavam a derrota, os chilenos distribuíam autógrafo para os amantes do basquete, que acompanharam atentos os lances do jogo. “Fico contente pela vitória e pelo carinho do público. Este é o nosso primeiro torneio internacional. As pessoas queriam um jogo disputado e conseguimos reverter uma vantagem de 15 pontos. Agora vamos nos concentrar para a próxima partida”, ressaltou o ala Cristian Zamorano.

Na segunda partida do dia, os Estados Unidos venceram por 90 a 55, demonstrando toda a superioridade. A equipe levantou a torcida, principalmente, com as enterradas. A equipe norte-americana é líder do ranking da Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU) e é cabeça-de-chave do torneio, ao lado do Brasil.

Os donos da casa também levantaram a torcida baiana com uma vitória, por 90 a 62, contra a equipe do Paraguai. Os dois pivôs Islam e Rodrigo, que foram para o Mundial universitário passado, na Sérvia, foram os dois principais destaques da equipe brasileira, treinada pelo ex-jogador Chuí.

O Pan-Americano Universitário está sendo disputado pela primeira vez, reunindo as equipes do Brasil, Estados Unidos, Chile, Colômbia, Uruguai e Paraguai, até o dia 14  de agosto. Todas as partidas acontecerão no Colégio Salesiano, localizado no bairro de Nazaré. A entrada para acompanhar os jogos é gratuita, mas o número de ingressos para o público é limitado. O torcedor deve retirar o convite, antes do início de cada rodada (a partir das 15h30), na entrada do ginásio.

Pelo grupo A jogam Brasil, Colômbia e Chile; na chave B estão EUA, Paraguai e Uruguai. Na fase de classificação, dessa segunda a quarta (09 a 11/08), os times enfrentam-se em cruzamento entre os grupos. Os dois melhores classificados em cada chave disputam as semifinais na sexta (13/08) e a decisão do título ocorrerá no sábado (14/08), às 12h.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*