8 de January de 2017

Novos agentes multiplicadores de Lazer são capacitados no semi-árido baiano

Cerca de setenta estudantes e profissionais das áreas educacional, esportiva e de lazer do município de Capela do Alto Alegre estão sendo beneficiados com a Capacitação de Agentes Multiplicadores de Lazer. O evento acontece na quinta e na sexta-feira (19 e 20), no salão do Clube Recreativo da cidade. Sábado (21) será encerrado com o Dia de Lazer na Praça Joaquim Machado.

A capacitação faz parte da Caravana do Lazer, projeto itinerante concebido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que tem a finalidade de formar agentes comunitários de lazer capazes de realizar diversas atividades recreativas com crianças, adolescentes, jovens e idosos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em diversas regiões do Estado.

A Caravana do Lazer já percorreu diversas cidades do interior do Estado. Neste ano, já capacitou agentes nos municípios de Campo Alegre de Lourdes, Itacaré, Casa Nova, Serrolândia, Andorinhas, Umburanas e Rodelas.

Entre os munícipes de Capela de Alto Alegre, a expectativa da chegada da Caravana do Lazer era grande, pois o projeto já era bem comentado na cidade depois da passagem pela vizinha Nova Fátima no ano passado. Marilene de Jesus, que trabalha no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da cidade, por exemplo, procurou o curso de capacitação depois de ouvir comentários positivos de participantes do município vizinho.

“Trabalho com adolescentes que precisam de atividades lúdicas para desenvolver seu talento. Minhas colegas de trabalho, Josimeire Batista e Luciana Carneiro, tiveram a chance de participar do curso em outra cidade e falaram muito bem e demonstraram que adquiriram várias habilidades, por isto resolvi participar também”, disse Marilene.

A capacitação está contando com a participação de profissionais da Zona Rural, como Povoado Pirai, Campo Alegre, Capelinha, Tanquinho Dois e Conceição. “No ano passado, participei da Capacitação em Nova Fátima. E foi muito útil para o meu desenvolvimento profissional. Estou aplicando o conhecimento que adquiri aos meus alunos. E quando fiquei sabendo que a Caravana vinha para a minha cidade divulguei na escola e trouxe algumas professoras para também vivenciarem o que tivemos a oportunidade de aprender”, afirmou a orientadora social Luciana Carneiro.

A capacitação será finalizada neste sábado (21), com a realização do Dia de Lazer, que é um momento muito esperado, pois os agentes capacitados têm a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam durante os dois dias. E as crianças da cidade têm acesso a brinquedos e jogos recreativos como cama elástica, pista de sabão, piscina de bolinhas, ludo, dominó, dama e xadrez gigantes, corrida maluca gigante, oficinas de desenho e criação de brinquedos.

O professor de educação física, Luciano dos Santos, conheceu o Dia de Lazer, em Nova Fátima, mas não teve a oportunidade de participar da capacitação. “Fiquei feliz com a chegada da Caravana, tive a oportunidade de apreciar as crianças brincando na praça em outra cidade e procurei saber sobre o projeto. Agora estou tendo a chance de participar. Para o trabalho que desenvolvo, é indispensável adquirir e trocar conhecimentos, pois vai me ajudar a ensinar novidades para meus alunos e isso estimula o estudante a ter compromisso e participar efetivamente das atividades”, disse.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*