20 de November de 2017

Final de semana repleto de eventos esportivos na Bahia

Neste final de semana, o público baiano poderá curtir o Grande Prêmio da Stock Car, maior categoria do automobilismo nacional, no circuito do Cab, trazido para a capital baiana pelo Governo do Estado, mas essa não será a única atração esportiva. Outros grandes eventos nacionais e internacionais irão agitar Salvador e outras cidades do interior: o início do Aberto de Tênis da Bahia, em Camaçari; a final do Panamericano internacional de Basquete Universitário, em Salvador; a abertura dos Jogos Abertos do Interior, em Seabra e Juazeiro; o quarto Encontro Nacional de Capoeira, em Lauro de Freitas; o início do Projeto Participa Bahia, todos com o apoio da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb); além da etapa baiana do Circuito Mundial de Longboard Profissional, em Itacimirim, no município de Camaçari, com o apoio do Estado.

Tênis

A partir deste sábado (14/8) até o próximo (21/8), acontecerá o primeiro Aberto de Tênis da Bahia, que faz parte do ATP Challenger Tour. A competição reúne tenistas de 31 países e será disputada no Hotel Bahia Plaza, em Busca Vida, Lauro de Freitas. O ATP Challenger Tour é um circuito que acontece em mais de 40 países, com 178 eventos anuais. Já participaram dele, craques consagrados como Pete Sampras, Gustavo Kuerten, Rafael Nadal e Roger Federer.

A decisão do torneio será transmitida para todo Brasil pelo canal de TV por assinatura Sportv. Os dias 14 e 15 serão destinados para o qualifying. O brasileiro Ricardo Mello é quem está melhor posicionado no ranking entre os participantes já confirmados. Ele é o número 89 do mundo. O segundo melhor é o argentino Federico Del Bonis, número 122. Os franceses David Guez (125) e Josselin Ouanna e os brasileiros João Souza (139) e Thiago Alves (144) são outros destaques.

Basquete

 Às 18 horas, o Brasil enfrenta o Chile e, às 20 horas, é a vez de os Estados Unidos encararem o Paraguai.
Às 18 horas, o Brasil enfrenta o Chile e, às 20 horas, é a vez de os Estados Unidos encararem o Paraguai.

Neste sábado (14/8), acontecerá a decisão do Campeonato Panamericano de Basquete Universitário, no ginásio do Colégio Salesiano, em Nazaré, em Salvador, às 12 horas. Os finalistas serão definidos nesta sexta-feira (13/8), quando acontecem as semifinais.  Às 18 horas, o Brasil enfrenta o Chile e, às 20 horas, é a vez de os Estados Unidos encararem o Paraguai. Os vencedores se encontram na decisão e a expectativa é por um novo duelo entre brasileiros e norte-americanos, que se enfrentaram em partida emocionante na primeira fase, que terminou com vitória, por apenas um ponto de vantagem, para os Estados Unidos.

Jogos Abertos

Os Jogos Abertos do Interior também se iniciam neste final de semana com dois zonais, em Juazeiro e Seabra. As atividades nestes dois municípios acontecerão de sexta (13/8) a domingo (15/8), com disputas de handebol, futsal, vôlei e basquete. O zonal de Juazeiro deverá ter a participação das equipes das cidades de Casa Nova, Sobradinho, Senhor do Bonfim, Campo Alegre de Lourdes, Caraíbas, Curaçá e Juazeiro. Já o Zonal de Seabra vai reunir equipes dos municípios de Ibititá, Morro do Chapéu, Lençóis, Irecê, João Dourado, Palmeiras, Itaberaba, Presidente Dutra, Andaraí e Seabra.

Clínica de Esporte

Começa neste final de semana, também, o Projeto Participa Bahia, fruto de uma parceria entre a Sudesb, a FBDP (Federação Baiana de Desporto de Participação) e as prefeituras participantes. O evento acontecerá em três municípios: Senhor do Bonfim, Feira de Santana e Salvador e envolve diversas modalidades esportivas voltadas para atletas com algum tipo de deficiência. O projeto consiste em clínicas e jogos.

De sexta-feira (13/8) até domingo (15/8), em Senhor do Bonfim, acontece a primeira fase da clínica, que envolve natação, capoeira e futsal e deverá capacitar 120 pessoas. Uma palestra sobre os esportes adaptados servirá como abertura para as atividades.

No próximo mês, acontecerá, em Feira de Santana, a primeira etapa dos Jogos, que também com um ciclo de palestras sobre estes esportes. No final de setembro, está prevista a realização da segunda etapa dos Jogos, em Salvador, contando também com uma clínica, que envolverá futsal, capoeira, natação, basquete, handebol, ginástica rítmica e atletismo.

A clínica servirá para formar um quadro de profissionais que possam trabalhar com esse público específico. A previsão é que 16 a 18 entidades de cidades como Salvador, Camaçari, Alagoinhas, Feira de Santana, Senhor do Bonfim e Conquista, participem do projeto.

Capoeira

Os admiradores da capoeira também têm um encontro marcado neste final de semana, com a abertura do 4º Encontro Nacional de Capoeira, organizado pela Associação de Capoeira Filhos da Bahia (Acalfi), com apoio da Sudesb. O evento, que vai reunir cerca de dois mil capoeiristas, será aberto neste sábado (14/8), às 13 horas, com a realização da 10ª Caminhada do Grupo Filho da Bahia, com saída do final de linha dos ônibus de Itinga até a Praça do Caranguejo. No domingo (15/8), acontece o 1° Encontro de Capoeira Feminina, às 8 horas, na Escola Municipal Dois de Julho.

De acordo com o mestre Geraldo Pereira, do grupo Filho da Bahia, o evento tem o intuito de Educar e promover a inclusão social de crianças e jovens adolescentes proporcionando o conhecimento da cultura brasileira e regional, aliando a cultura e a educação.

Várias atividades marcam o encontro, “os capoeiristas vão participar de palestras sobre Capoeira Regional e Primeiros Socorros, Capoeira Angola e Educação Física, além de debates do Dia Mundial da Capoeira”, explicou mestre Geraldo. A programação será encerrada no dia 21/8 com a realização do 24º Batizado do Grupo Filhos da Bahia, o 10º Batizado do Projeto Divipac (CAIC), VIII Batizado da Escola de Cadetes Mirins e II Encontro de Capoeira dos Alunos da Escola Aberta.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*