18 de October de 2017

Favoritas perdem nas estreias no Billabong Surf Eco Festival

A paulista Camila Cássia confirmou a segunda vaga no time sul-americano feminino para o Mundial Pro Junior da ASP. A paraibana Diana Cristina já havia garantido a sua, mas a paranaense Bruna Schmitz carimbou a faixa da tetracampeã no primeiro duelo da sexta-feira de Sol e ondas maiores, de 3-4 pés na Praia da Armação, em Salvador. Foi um dia de surpresas, com as grandes favoritas ao título da etapa do ASP Women´s Star perdendo logo em suas estreias no Billabong apresenta Surf Eco Festival na Bahia. A vice-campeã mundial Silvana Lima foi barrada pela peruana Anali Gomez e a catarinense Jacqueline Silva, única bicampeã mundial da história do WQS, acabou eliminada por Diana Cristina.

Diana Cristina e Camila Cassia. Foto: Daniel Smorigo.
Diana Cristina e Camila Cassia. Foto: Daniel Smorigo.

A sexta-feira começou com as quartas de final do Sul-americano Pro Junior e Camila Cássia se garantiu no time feminino para o Mundial quando a havaiana Coco Ho derrotou a catarinense Gabriela Leite na penúltima bateria. A paulista entrou na água já classificada para representar o continente na Indonésia e na Austrália, onde serão realizadas as duas etapas do novo Circuito Mundial Pro Junior da ASP. E para confirmar de vez sua vaga, Camila despachou a japonesa Sayuri Hashimoto na última quarta de final.

A havaiana Coco Ho derrotou a catarinense Gabriela Leite na penúltima bateria. Foto: Daniel Smorigo.
A havaiana Coco Ho derrotou a catarinense Gabriela Leite na penúltima bateria. Foto: Daniel Smorigo.

“Estou muito feliz. Eu queria muito essa vaga porque esse é meu último ano de Pro Junior, então era a última chance de ir pro Mundial”, contou Camila Cássia. “Quero agradecer a minha familia, minha mãe principalmente, o meu técnico Jacob, meus patrocinadores e todos que torceram por mim. Eu quase consegui no ano passado, perdi a disputa para a Gabriela Leite, mas agora ganhei dela e estou muito feliz mesmo. Eu não conheço Bali, nem a Austrália, então já estou ansiosa esperando a viagem”.

Camila Cássia venceu a etapa passada em São Francisco do Sul (SC) e agora vai disputar a segunda semifinal do Pro Junior no sábado decisivo do Billabong apresenta Surf Eco Festival, com a havaiana Coco Ho. Na primeira, a paranaense Bruna Schmitz, que barrou a tetracampeã Diana Cristina, pega a francesa Johanne Defay, que eliminou a capixaba Barbara Segatto na segunda quarta de final.

Em seguida foram iniciadas as oitavas de final do ASP Women´s Star e logo na primeira bateria Silvana Lima foi surpreendida por Anali Gomez. A peruana achou uma direita da série que abriu um paredão e ela mandou uma batida muito forte para arrancar uma nota 6,0 que praticamente lhe garantiu a vitória. Anali foi vice-campeã mundial Pro Junior de 2006, melhor resultado de uma sul-americana no feminino.

Logo na primeira bateria do ASP Women´s Star, Silvana Lima foi surpreendida por Anali Gomez. Foto: Daniel Smorigo.
Logo na primeira bateria do ASP Women´s Star, Silvana Lima foi surpreendida por Anali Gomez. Foto: Daniel Smorigo.

“Estou muito contente e não esperava isso, pois conheço a Silvana (Lima) há bastante tempo, ela surfa muito e sabia que ia ser muito difícil ganhar dela aqui”, confessou Anali Gomez. “Acho que aquela onda boa minha decidiu tudo. Eu consegui virar bem na base e acertar a manobra no crítico, depois não teve outra onda tão boa quanto aquela na bateria e terminei vencendo, mas foi surpresa até pra mim isso”.

A maior nota do dia foi conseguida pela catarinense Gabriela Leite na terceira oitava de final, um 8,33 que usou para liquidar a argentina Ornella Pellizzari. Diana Cristina entrou no duelo seguinte e também achou uma onda da série para mandar duas manobras e receber uma nota 7,83. Com ela, derrotou a catarinense Jacqueline Silva, que está bem perto da zona de classificação para o ASP Womens World Tour. Ela continua em nono lugar, na porta de entrada da lista das seis que sobem para elite mundial.

“O mar está bastante difícil, subiu, eu estava posicionada para as direitas, mas entrou uma esquerda do nada, abriu um paredão e eu consegui acertar duas manobras fortes para tirar o 7 e pouco que acabou fazendo a diferença na bateria”, descreveu Diana Cristina, que depois do tetracampeonato Pro Junior, agora parte em busca do título sul-americano profissional do ASP South America Women´s Star 2010. “Vou dar o melhor de mim para isso. Tem a peruana (Valeria Sole) que está na frente, mas são estas duas etapas que vão decidir tudo, então estou na briga e quero fazer com que o título fique no Brasil”.

E Valeria Sole continua defendendo a liderança do ranking no Billabong apresenta Surf Eco Festival. Ela ganhou a única etapa antes da Bahia, em casa no Peru, mas a vitória só valeu 250 pontos, contra 1.000 pontos que estão em jogo em Salvador e os 3.000 pontos do 6 estrelas que será realizado de segunda a quinta-feira da próxima semana em Florianópolis (SC). Valeria derrotou a paulista Cláudia Gonçalves no penúltimo duelo das oitavas de final, na tarde da sexta-feira na Praia da Armação.

O Billabong apresenta Surf Eco Festival 2010 é uma realização da Dendê Produções e da Axé Mix e conta com patrocínio da Petrobras, Skol, Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria Turismo (Setur) e Bahiatursa; Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria de Educação; Azul Linhas Aéreas e Makai. Os apoiadores do evento são: Publimex, Rede Outlight Uranus, Anônima; AL2 e Mídia Bus. As três provas do evento são homologadas pela ASP South America e Federação Baiana de Surf (FBSurf) e transmitidas ao vivo pelo www.aspsouthamerica.com.br.

RESULTADOS DA SEXTA-FEIRA EM SALVADOR:

10:00 horas – Segunda fase do Pro Junior – entrada das cabeças de chave:

1.a: Bruna Schmitz (BRA) 11.00 x 7.00 Diana Cristina (BRA)
2.a: Johanne Defay (FRA) 9.36 x 7.24 Barbara Segatto (BRA)
3.a: Coco Ho (HAV) 11.33 x 10.60 Gabriela Leite (BRA)
4.a: Camila Cássia (BRA) 8.17 x 5.50 Sayuri Hashimoto (JAP)

12:00 / 16:00 horas – Terceira fase do ASP Star – entrada das cabeças de chave:

1.a: Anali Gomez (PER) 9.30 x 8.97 Silvana Lima (BRA)
2.a: Luana Coutinho (BRA) 8.17 x 5.03 Priscila Gondim (BRA)
3.a: Gabriela Leite (BRA) 12.26 x 5.66 Ornella Pellizzari (ARG)
4.a: Diana Cristina (BRA) 12.40 x 6.93 Jacqueline Silva (BRA)
5.a: Coco Ho (HAV) 8.84 x 7.03 Amandine Sanchez (FRA)
6.a: Sayuri Hashimoto (JAP) 8.24 x 5.37 Barbara Segatto (BRA)
7.a: Valéria Sole (PER) 7.17 x 6.03 Cláudia Gonçalves (BRA)
8.a: Bruna Schmitz (BRA) 10.83 x 8.87 Suelen Naraisa (BRA)

SÁBADO DECISIVO DO FEMININO:

10:00 horas – Quartas de final do ASP Star:

1.a: Anali Gomez (PER) x Luana Coutinho (BRA)
2.a: Diana Cristina (BRA) x Gabriela Leite (BRA)
3.a: Coco Ho (HAV) x Sayuri Hashimoto (JAP)
4.a: Bruna Schmitz (BRA) x Valeria Sole (PER)

12:00 horas – Semifinais do Pro Junior:

1.a: Bruna Schmitz (BRA) x Johanne Defay (FRA)
2.a: Camila Cássia (BRA) x Coco Ho (HAV)

13:00 horas – Semifinais do ASP Women´s Star
14:00 horas – Final do Sul-americano Pro Junior
14:30 horas – Final do ASP Women´s Star
15:00 horas – Cerimônia de Premiação no Pódio

João Carvalho – Assessoria de Imprensa da ASP South America – (84) 8113-8860


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*