24 de November de 2017

Eunápolis lidera zonal do Extremo-Sul dos Jogos Abertos do Interior

Já estão definidos os finalistas do futsal masculino, handebol (masculino e feminino) e vôlei (masculino e feminino), além dos semifinalistas do basquete e futsal feminino do Zonal do Extremo-Sul dos Jogos Abertos do Interior 2010, que está ocorrendo em Eunápolis desde quinta-feira (3/9). Neste ano, a cidade sede está liderando o quadro de disputas regional, conquistando os melhores resultados da fase classificatória, que tem oito municípios participantes. Eunápolis está recebendo o terceiro zonal deste ano. Os primeiros foram sediados por Juazeiro e Seabra, entre os dias 12 e 15 de agosto.  Os próximos ocorrerão em Caetité e Santo Antônio de Jesus, 9 a 12 de outubro.  A grande final, que reunirá os melhores desta primeira fase, em uma disputa acirrada pelo título estadual está prevista para 12 a 15 de novembro, em Vitória da Conquista. Os Jogos Abertos do Interior são realizados pelo Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb, com o apoio dos municípios participantes

As últimas disputas do Extremo-Sul ocorrerão nesta segunda (6/9) e terça-feira (7/9) no Ginásio de Esportes Estadual e no Ginásio do Pequi. Eunápolis tentará superar Porto Seguro tanto no vôlei masculino quanto no feminino.  Já no futsal masculino e no handebol masculino e feminino, Eunápolis enfrentará Guaratinga. Pela semifinal do futsal feminino, Eunápolis pegará Mascote enquanto Porto Seguro desafiará Prado. No basquete masculino, os confrontos semifinais serão entre: Eunápolis e Guaratinga; e Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

Uma das maiores goleadas do futsal masculino, durante as disputas do zonal, foi a do time de Guaratinga, que deu 7 a 1 em Itapebi. A juventude do time de Itapebi não conseguiu superar a experiência da equipe de Guaratinga, formada por antigos participantes do campeonato. Os veteranos não deram chances aos calouros, que sofreram pressão durante todo o jogo. Apesar do resultado insatisfatório, os jogadores de Itapebi – o mais novo tem apenas 16 anos e o decano, 19 – já miram o futuro. “Um dia seremos os campeões dos Jogos Abertos, pois somos jovens e não vamos desistir dos nossos ideais, ano que vem estaremos aqui novamente. Se Deus quiser”, disse o mais novo integrante da equipe, Germino Botelho (16).

Ao lado, ouvindo atento o colega de equipe, Kaique Silva, de 17 anos, completou: “o nosso time, quase todo, estuda na mesma escola em Itapebi, já tínhamos amizade e batíamos alguns babas juntos, mas estamos treinando firme há apenas dois meses. Portanto, quando formos pegando ritmo, tenho certeza que vamos nos destacar em diversas competições. Inclusive, o povo da nossa cidade já notou a nossa determinação e está começando a nos apoiar”, ressaltou o garoto.

Enquanto, os jovens atletas analisavam a primeira participação na competição, um veterano, sentado na arquibancada, observava o time masculino de futsal de Eunápolis se classificar para final ao dar 9 a 0 em Santa Cruz de Cabrália. “Todo ano, ficamos em segundo, perdendo a final para Eunápolis, que sempre vem com uma equipe bastante preparada, mas agora trouxemos reforços e nos preparamos para vencer. A nossa intenção é fazer diferente e levar a equipe pra finalíssima em Vitória da Conquista”, afirmou o goleiro de Guaratinga, Edmilson Alves, que disputa os Jogos Abertos há dez anos.

No ano passado, as equipes de futsal de Eunápolis (feminina e masculina) venceram o zonal em casa e a finalíssima em Itabuna. Este ano, a disputa final acontecerá em Vitória da Conquista e contará também com outras modalidades como: atletismo, judô, tênis de mesa, natação, vôlei de praia e xadrez.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*