20 de November de 2017

Diana Cristina campeã sul-americana Billabong Surf Eco Festival

Paraibana garante o tetracampeonato Pro Junior com a classificação para a segunda fase

A paraibana Diana Cristina já confirmou o tetracampeonato sul-americano Pro Junior na primeira bateria feminina do Billabong apresenta Surf Eco Festival em Salvador. A estreia das meninas na capital baiana foi num dia bem diferente dos dois de Sol e céu azul do Pro Junior masculino. A quinta-feira já amanheceu com ventos fortes, chuva e ondas menores na Praia da Armação. Mesmo assim, Diana ignorou as condições difíceis do mar e fez as melhores apresentações do dia no Pro Junior e na etapa do ASP Women´s Star, que também foi iniciada na quinta-feira em Salvador.

Diana Cristaina. Foto: Daniel Smorigo.
Diana Cristaina. Foto: Daniel Smorigo.

“Graças a Deus posso festejar mais um título”, disse Diana Cristina, a índia Tininha da Tribo Potiguara da Baía da Traição, na Paraíba. “Cheguei aqui com duas vitórias e dois terceiros lugares e estou feliz também pela vaga para o Mundial Pro Junior. Vou tentar representar bem nosso país lá na Indonésia e na Austrália, desta vez com mais confiança ainda para buscar o título de campeã mundial Pro Junior”.

Diana Cristina. Foto: Daniel Smorigo.
Diana Cristina. Foto: Daniel Smorigo.

Ela não teve dificuldades para derrotar a francesa Johanne Defay e a paulista Natali Paola na bateria que abriu a participação feminina no Billabong apresenta Surf Eco Festival na Bahia. Depois, voltou ao mar para enfrentar a australiana Freya Prumm e fez melhor ainda, arrancando nota 8,67 dos juízes na melhor onda surfada pelas meninas na quinta-feira. Também registrou o maior placar, 14,84 pontos.

“Apesar do tempo ter mudado, ficou meio louco, com vento, chuva, mas o swell (ondulação) se manteve e consegui achar boas ondas nas baterias”, contou Tininha. “Não sei se foi porque já sabia que tinha conquistado o título sul-americano, mas surfei mais tranqüila, mais solta e deu tudo certo, ondas vieram pra mim e tentei fazer as manobras com mais força. Parece que os juízes gostaram e eu também”.

Outra grande atração do primeiro dia foi a havaiana Coco Ho. Ela é uma das três integrantes da elite mundial feminina que estão abrilhantando o Billabong apresenta Surf Eco Festival. Outra é a atual vice-campeã mundial Silvana Lima, cearense patrocinada pela Billabong. Elas fazem parte da lista das cabeças de chave da etapa do ASP Women´s Star que só estréiam nesta sexta-feira em Salvador. Mas, Coco Ho decidiu entrar no Pro Junior também e venceu o segundo confronto do dia.

Coco Ho. Foto: Daniel Smorigo.
Coco Ho. Foto: Daniel Smorigo.

“É, já que estou aqui resolvi participar pra não ficar mais um dia parada”, disse Coco Ho, que comentou sobre sua bateria de estréia na Praia da Armação. “Foi bem divertida, deu boas ondas, consegui fazer boas manobras, então foi bom pra dar uma esquentada no ritmo de competição”.

Valeria Sole. Foto: Daniel Smorigo.
Valeria Sole. Foto: Daniel Smorigo.

Ela nem precisaria participar destas etapas no Brasil por estar bem colocada no ranking principal do ASP Women´s Tour. “Eu gosto muito do Brasil, tenho várias amigas e amigos aqui e gosto também das praias, das cidades, das pessoas, então sempre que posso eu venho aqui para rever todo mundo”.

Nesta sexta-feira entram na competição as grandes estrelas do Billabong apresenta Surf Eco Festival em Salvador. A vice-campeã mundial Silvana Lima estreia na primeira oitava de final com a peruana Anali Gomez. A catarinense Jacqueline Silva, que está na porta de entrada da lista das seis que sobem para a elite mundial do ASP World Tour, terá uma parada duríssima na quarta bateria, Diana Cristina.

Suelen Naraiso. Foto: Daniel Smorigo.
Suelen Naraiso. Foto: Daniel Smorigo.

A havaiana Coco Ho, campeã mundial do WQS em 2009, entra na seguinte com a francesa Amandine Sanchez. E a paranaense Bruna Schmitz, que representa o Brasil no Dream Tour com Silvana Lima, faz a sua primeira apresentação na Bahia no último duelo das oitavas de final com a campeã brasileira Suelen Naraisa. A surfista de Ubatuba ganhou a bateria que fechou a quinta-feira na Praia da Armação.

SUL-AMERICANO – Além de marcar pontos no ranking de acesso para a divisão de elite do surfe mundial, o ASP Women´s Star do Billabong apresenta Surf Eco Festival também vale como segunda etapa do Sul-americano profissional feminino. Vencedora da primeira no Peru, a peruana Valéria Sole passou pela sua primeira defesa da liderança em Salvador, derrotando Natali Paoli no penúltimo duelo da quinta-feira. A também paulista Cláudia Gonçalves será a sua próxima adversária na Bahia.

O Billabong apresenta Surf Eco Festival 2010 é uma realização da Dendê Produções e da Axé Mix e conta com patrocínio da Petrobras, Skol, Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria Turismo (Setur) e Bahiatursa; Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria de Educação; Azul Linhas Aéreas e Makai. Os apoiadores do evento são: Publimex, Rede Outlight Uranus, Anônima; AL2 e Mídia Bus. As três provas do evento são homologadas pela ASP South America e Federação Baiana de Surf (FBSurf) e transmitidas ao vivo pelo www.aspsouthamerica.com.br.

RESULTADOS DA QUINTA-FEIRA EM SALVADOR:

PRIMEIRA FASE DO PRO JUNIOR:

1.a: 1-Diana Cristina (BRA), 2-Johanne Defay (FRA), 3-Natali Paola (BRA)
2.a: 1-Coco Ho (HAV), 2-Sayuri Hashimoto (JAP), 3-Valeria Sole (PER)

PRIMEIRA FASE DO ASP WOMEN´S STAR:

única: 1-Suelen Naraisa (BRA), 2-Natali Paola (BRA), w.o=Lani Doherty (HAV)

SEGUNDA FASE DO ASP WOMEN´S STAR:

1.a: Anali Gomez (PER) 10.84 x 10.17 Joanne Defay (FRA)
2.a: Luana Coutinho (BRA) 8.83 x 2.78 Danielle Ohayon (JAM)
3.a: Gabriela Leite (BRA) 8.17 x 7.93 Anne Cecile Le Tallec (FRA)
4.a: Diana Cristina (BRA) 14.84 x 2.43 Freya Prumm (AUS)
5.a: Amandine Sanchez (FRA) 8.20 x 7.27 Camila Cássia (BRA)
6.a: Barbara Segatto (BRA) 9.10 x 6.87 Mizuki Hagiwara (JAP)
7.a: Valéria Sole (PER) ganhou de Natali Paola (BRA)
8.a: Suelen Naraisa (BRA) 8.70 x 6.67 Taís de Almeida (BRA)

PROGRAMAÇÃO DA SEXTA-FEIRA:

10:00 horas – Segunda fase do Pro Junior – entrada das cabeças de chave:
1.a: Bruna Schmitz (BRA) x Diana Cristina (BRA)
2.a: Barbara Segatto (BRA) x Johanne Defay (FRA)
3.a: Gabriela Leite (BRA) x Coco Ho (HAV)
4.a: Camila Cássia (BRA) x Sayuri Hashimoto (JAP)

12:00 / 16:00 horas – Terceira fase do ASP Star – entrada das cabeças de chave:

1.a: Silvana Lima (BRA) x Anali Gomez (PER)
2.a: Priscila Gondim (BRA) x Luana Coutinho (BRA)
3.a: Ornella Pellizzari (ARG) x Gabriela Leite (BRA)
4.a: Jacqueline Silva (BRA) x Diana Cristina (BRA)
5.a: Coco Ho (HAV) x Amandine Sanchez (FRA)
6.a: Sayuri Hashimoto (JAP) x Barbara Segatto (BRA)
7.a: Cláudia Gonçalves (BRA) x Valéria Sole (PER)
8.a: Bruna Schmitz (BRA) x Suelen Naraisa (BRA)

SÁBADO DECISIVO DO FEMININO:

10:00 horas – Quartas de final do ASP Women´s Star
12:00 horas – Semifinais do Sul-americano Pro Junior
13:00 horas – Semifinais do ASP Women´s Star
14:00 horas – Final do Sul-americano Pro Junior
14:30 horas – Final do ASP Women´s Star
15:00 horas – Cerimônia de Premiação no Pódio

João Carvalho – Assessoria de Imprensa da ASP South America – (84) 8113-8860


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*