6 de January de 2017

Crianças dos povoados de Capela do Alto Alegre têm um dia especial de lazer

A calmaria e a tranquilidade da Praça Antônio Dionísio de Oliveira, localizada no município de Capela do Alto Alegre, foi transformada, neste sábado (dia 21/07), em muita diversão para centenas de crianças que tiveram a oportunidade de participar das atividades da Caravana do Lazer, projeto realizado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb.
“Acordei bem cedo e vim logo para cá, pois  quero brincar varias vezes em todos os brinquedos primeiro”, disse o pequeno Manoel Santos, de 10 anos. No inicio da manhã, outras crianças, como ele, já circulavam pela praça, esperando, com entusiasmo, o momento de participar das atividades, enquanto a equipe da Sudesb, com apoio dos agentes capacitados durante o curso de quinta e sexta-feira, montavam os equipamentos para as brincadeiras: cama elástica, pista de sabão, piscina de bolinhas, oficinas de reciclagem, desenho e pintura, jogos educativos, como ludo, dominó, dama e xadrez gigantes, vôlei e golzinho.
As atividades começaram às 8:00 horas, inicialmente, reunindo apenas as crianças do centro da cidade. Logo depois, entretanto, um ônibus chegou com garotada do povoado Ipiraí, e o transporte não parou mais de trazer os pequenos de todos os cantos da cidade. “Meus alunos estavam no ônibus bastante animados com a expectativa de conhecer brinquedos que nunca tiveram a chance de usufruir. No povoado não tem lazer, essa é a primeira vez que muitos deles vêm aqui na praça”, afirmou a professora Joana Azevedo, uma das capacitadas pelo projeto.
A festa também contou com a presença da população dos povoados Capelinha, Campo Alegre e Conceição. Todos chegavam animados, acompanhados pelos seus professores.  A pequena Desiane Rios, de 10 anos, ficou tão empolgada com as brincadeiras que sumiu, temporariamente, do raio de visão da saua professora. “Minha pró me deixou no pula-pula. Pulei muito, mas, quando vi estes jogos gigantes, saí correndo. Queria aprender a jogar e me esqueci de avisar, mas já encontrei e agora vou tomar cuidado para ela não ficar preocupada”.
Para os agentes capacitados, em dois dias com aulas teóricas dinâmicas, (19 e 20), o sábado (21) também foi especial, pois foi o momento em que eles tiveram a oportunidade de vivenciar a prática do lazer.  “Pensando no trabalho educacional, esta capacitação é importante, pois é uma forma de aprender novos métodos de trabalho e passar para as crianças. A parte do curso sobre material reciclado é muito rica, pois mostra que, com pequenas garrafas, podemos criar brinquedos e vários materiais úteis em eventos”, salientou o professor de dança, capacitado pelo projeto, João Vitor Almeida.

Crianças dos povoados de Capela do Alto Alegre têm um dia especial de lazer A calmaria e a tranquilidade da Praça Antônio Dionísio de Oliveira, localizada no município de Capela do Alto Alegre, foi transformada, neste sábado (dia 21/07), em muita diversão para centenas de crianças que tiveram a oportunidade de participar das atividades da Caravana do Lazer, projeto realizado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb. “Acordei bem cedo e vim logo para cá, pois  quero brincar varias vezes em todos os brinquedos primeiro”, disse o pequeno Manoel Santos, de 10 anos. No inicio da manhã, outras crianças, como ele, já circulavam pela praça, esperando, com entusiasmo, o momento de participar das atividades, enquanto a equipe da Sudesb, com apoio dos agentes capacitados durante o curso de quinta e sexta-feira, montavam os equipamentos para as brincadeiras: cama elástica, pista de sabão, piscina de bolinhas, oficinas de reciclagem, desenho e pintura, jogos educativos, como ludo, dominó, dama e xadrez gigantes, vôlei e golzinho. As atividades começaram às 8:00 horas, inicialmente, reunindo apenas as crianças do centro da cidade. Logo depois, entretanto, um ônibus chegou com garotada do povoado Ipiraí, e o transporte não parou mais de trazer os pequenos de todos os cantos da cidade. “Meus alunos estavam no ônibus bastante animados com a expectativa de conhecer brinquedos que nunca tiveram a chance de usufruir. No povoado não tem lazer, essa é a primeira vez que muitos deles vêm aqui na praça”, afirmou a professora Joana Azevedo, uma das capacitadas pelo projeto. A festa também contou com a presença da população dos povoados Capelinha, Campo Alegre e Conceição. Todos chegavam animados, acompanhados pelos seus professores.  A pequena Desiane Rios, de 10 anos, ficou tão empolgada com as brincadeiras que sumiu, temporariamente, do raio de visão da saua professora. “Minha pró me deixou no pula-pula. Pulei muito, mas, quando vi estes jogos gigantes, saí correndo. Queria aprender a jogar e me esqueci de avisar, mas já encontrei e agora vou tomar cuidado para ela não ficar preocupada”. Para os agentes capacitados, em dois dias com aulas teóricas dinâmicas, (19 e 20), o sábado (21) também foi especial, pois foi o momento em que eles tiveram a oportunidade de vivenciar a prática do lazer.  “Pensando no trabalho educacional, esta capacitação é importante, pois é uma forma de aprender novos métodos de trabalho e passar para as crianças. A parte do curso sobre material reciclado é muito rica, pois mostra que, com pequenas garrafas, podemos criar brinquedos e vários materiais úteis em eventos”, salientou o professor de dança, capacitado pelo projeto, João Vitor Almeida.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*