20 de November de 2017

Campeões do Zonal de Seabra dos Jogos Abertos foram definidos

Em Seabra (BA), diante de um ginásio lotado e duas quadras cheias, foram conhecidos na manhã deste domingo (15/8), os campeões de basquete, futsal, handebol e vôlei do zonal de Seabra, que representarão a região da Chapada Diamantina na grande final dos Jogos Abertos 2010, que será realizada entre os dias 12 e 15 de novembro em Vitória da Conquista. O evento é realizado pelo Estado, por meio da Superintendência dos Desportos da Bahia – Sudesb.

No basquete masculino e feminino, a delegação de Irecê levou a melhor, mas no handebol masculino e feminino foram as equipes de Lençóis que levaram a melhor e ficaram com os títulos. Já no vôlei masculino, a vitória foi de Itaberaba e no feminino as meninas de Presidente Dutra levantaram o troféu. No futsal masculino, foi a vez de Seabra subir ao lugar mais alto do pódio, enquanto no feminino, as atletas de Itaberaba foram as melhores.

A partida mais disputada foi a do basquete masculino. De um lado da arquibancada do Ginásio Municipal de Seabra, ouviam-se apenas os gritos da torcida de Irecê, mas do outro o incentivo era todo destinado a Lençóis. Apesar da festa proporcionada pela galera de Lençóis, o time de Irecê liderou toda a partida. Porém, os atletas de Lençóis não esmoreceram, e ainda encostaram o placar ao decorrer do terceiro quarto, deixando Irecê com apenas seis pontos de vantagem, mas não demorou para os atletas da “terra do feijão” ampliarem a diferença e levarem o título. “Éramos fregueses de Lençóis nos Jogos Abertos, então esse ano, resolvemos treinar empenhados em reverter essa situação. Chegamos bem, vencemos todos os jogos do zonal e não poderíamos deixar barato para eles, estamos muito felizes com esse feito, pretendemos fazer o mesmo em Vitória da Conquista, o que não será difícil porque já provamos que temos determinação suficiente para isso”, disse o capitão da equipe de Irecê, Evandro “Sabão”.

No basquete feminino, novamente, Irecê provou que sabe colocar a bola na cesta e derrotou Seabra, por 21 a 12. No vôlei masculino, Itaberaba deu 2 a 0 no time de Ibititá que também estava invicto na competição, mostrando a força da modalidade na região. Apesar de Itaberaba ter perdido o título para Itabuna (que jogou em casa) durante a grande final realizada no ano passado, a equipe já foi campeã dos Jogos Abertos oito anos consecutivos. “Nosso objetivo é voltar ao nosso posto de campeão estadual dos Jogos Abertos, não vamos abrir guarda na finalissima, entraremos novamente para vencer” disse o atleta de Itaberaba, Gleidson Anei. Já entre as garotas, Presidente Dutra venceu Palmeiras, por 2 sets a 0.

Se no vôlei foi fácil para alguns, pelo handebol as partidas foram acirradas. Mais uma vez a rivalidade entre os torcedores ficou por conta de Irecê e Lençóis. Dessa vez, os atletas de Lençóis levaram a melhor, que ganharam as duas categorias, provando a força da modalidade na região. “Disputo os Jogos Abertos há 17 anos, sempre entramos cheias de vontade de vencer. Treino é o nosso nome, estamos sempre nos preparando, tanto as meninas quanto os garotos se encontram na quadra de Lençóis diariamente, faça chuva ou faça sol, porque o segredo de ser campeão está na força de vontade, garra e determinação” salientou a atleta de handebol de Lençóis, Viviane Andrade.

Apesar da derrota dupla sofrida por Irecê no handebol, havia uma atleta da “terra do feijão” sorrindo após o jogo. Daniele Lopes joga handebol há 25 anos e nesses Jogos Abertos dividiu a quadra com a filha de 14 anos, Talissa Oliveira. “Além da vitória, o mais importante dessa competição é a integração e sou feliz porque tenho esse fruto do esporte dentro de casa, hoje, durante a partida final, um dos gols da minha filha saiu de um passe meu, e só de ver a felicidade nos olhos dela, já me considero vitoriosa, afinal, quantas mães gostariam de ter essa aproximação com os filhos adolescentes. Sem dúvidas, sou uma mulher feliz por isso” afirma Daniela.

E ao lado da mãe, ouvindo atenta e emocionada, Talissa Dourado completou: “é muito bom ter a minha mãe jogando comigo, e o mais legal é quando as minhas colegas olham e argumentam ‘nossa… não acredito que ela é sua mãe’, com certeza é um orgulho para mim, sendo que ela é a minha grande incentivadora”, ressaltou a jovem.

Outra modalidade que movimentou e sacudiu o ginásio de esportes foi o futsal. No feminino, Itaberaba goleou Irecê, por 5 a 1. As campeãs marcaram pressão e não deixaram as adversárias definirem passes e jogadas, dominando o jogo e dando um show de bola no ginásio de esportes. “Agora, o segredo é só repetir tudo em Vitória da Conquista e levar mais um troféu, temos time pra isso”, disse, confiante, a jogadora de Itaberaba, Maria do Carmo. No futsal masculino, a vitória final foi de Seabra que liderou a partida e venceu João Dourado, por 4 a 3, garantindo a alegria da torcida que jogou junto com os conterrâneos durante toda a partida.

Os campeões desse zonal seguirão para a fase final, juntamente com os vencedores dos outros quatro zonais que, neste ano, acontecem em: Juazeiro (12 a 15 de agosto), Eunápolis (04 a 07 de setembro), Caetité (04 a 07 de setembro) e Santo Antônio de Jesus (09 a 12 de outubro). A grande final estadual será realizada em Vitória da Conquista entre 12 e 15 de novembro, quando também serão incluídas na disputa, as modalidades de: atletismo, judô, tênis de mesa, natação, vôlei de praia e xadrez.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*