18 de October de 2017

Billabong apresenta Surf Eco Festival define título sul-americano

Terça-feira de céu azul e boas ondas em Salvador para a decisão do Sul-americano Pro Junior

O Billabong apresenta Surf Eco Festival deu a largada na corrida pelo título sul-americano Pro Junior na bela terça-feira de céu azul e boas ondas na Praia da Armação, em Salvador, Bahia. O primeiro e o segundo dia foram reservados para a categoria masculina, que termina nesta quarta-feira. O restante da semana fica só para as meninas disputarem a etapa final do Pro Junior e o 4 estrelas do ASP Women´s Tour, com ambas sendo encerradas no sábado na capital baiana. No primeiro dia, a maior surpresa foi a eliminação do terceiro colocado no ranking, o capixaba Krystian Kymmerson, que pode perder a vaga na lista dos quatro surfistas que se classificam para o Mundial Pro Junior da ASP.

Caio Ibeli por Daniel Smorigo
Caio Ibeli por Daniel Smorigo

Foram realizadas duas rodadas completas na terça-feira e todos os outros favoritos avançaram para as oitavas de final que abrem a quarta-feira do Billabong apresenta Surf Eco Festival em Salvador. O líder Miguel Pupo e o também paulista Caio Ibelli, quarto colocado, competiram duas vezes porque não fizeram a inscrição dentro do prazo e perderam a condição de cabeças de chave da segunda fase. Eles tiveram que entrar na rodada inicial, mas seguiram para o último dia do Pro Junior masculino na Bahia.

“Foi uma falha técnica. O Pinga (Luis Henrique Sabóia, da Oakley) esqueceu de fazer nossas inscrições aqui e até me falou que é bom para a gente ir pegando ritmo de competição desde a primeira fase. Só que já estou cansado, vindo de vários eventos seguidos, mas tudo bem”, contou Miguel Pupo, que ficou em segundo lugar nas duas baterias que disputou no primeiro dia, mas classificado para a quarta-feira.

Ian Gouveia por Daniel Smorigo
Ian Gouveia por Daniel Smorigo

“O importante era passar, em primeiro ou segundo o que valia era a classificação. O objetivo é seguir até a final e não importa qual o caminho para chegar lá”, disse Miguel, que lidera o ranking com três vitórias nas quatro etapas já realizadas. Ele já confirmou sua vaga no Mundial Pro Junior da ASP e praticamente tem o título sul-americano garantido, mas veio para a Bahia para ratificar a conquista.

O campeão brasileiro Pro Junior de 2010, Caio Ibelli, também passou em segundo na sua estreia, mas depois festejou sua primeira vitória no Billabong apresenta Surf Eco Festival. “Ainda bem que dessa vez consegui achar boas ondas para mostrar o surfe”, disse Caio Ibelli. “Na outra bateria que disputei de manhã eu não me achei no mar, as ondas fechando rápido demais, mas agora melhorou e aos poucos vou me acertando nessa condição de onda do Nordeste, que não é muito o meu forte. No ano passado perdi a vaga pro Mundial no último dia, mas dessa vez não quero dar mole”.

VAGAS PARA O MUNDIAL – O vice-líder, Jessé Mendes, fez a inscrição no prazo e estreou com vitória no confronto que abriu a fase dos cabeças de chave. Ele vem de grandes apresentações nas seletivas sul-americanas realizadas em Santa Catarina e está bem próximo de confirmar sua classificação para o Mundial. A briga pelas últimas vagas será intensa nesta quarta-feira e já tem um duelo direto nas oitavas de final, entre o sexto lugar do ranking, Ian Gouveia, com o sétimo, Tamaê Bettero.

Marco Fernadez por Daniel Smorigo
Marco Fernadez por Daniel Smorigo

“Estou amarradão, cada bateria é uma batalha vencida e estou aí na busca por esta vaga no Mundial”, falou Ian Gouveia, que quase acerta um aéreo sensacional que nem o locutor soube informar o nome. “Foi um fake grab line air. É uma manobra que a gente vê nos filmes, os caras estão dando e quase que acertei na bateria. Ia ser o primeiro em um campeonato, só que não consegui completar”.

Sobre o confronto com o paulista Tamaê Bettero, o filho de Fábio Gouveia comentou: “A bateria vai ser boa, estamos bem perto da classificação, mas acho que todas as baterias daqui pra frente serão assim, decisivas para quem está brigando por vaga. Tomara que dê boas para a disputa ficar bonita”.

O quinto colocado é o paranaense Peterson Crisanto, que derrotou o líder Miguel Pupo quando estreou no campeonato apresentado pelo seu patrocinador, a Billabong. “Consegui pegar duas ondas boas no começo da bateria e estou bem focado”, garantiu Petersinho. “É um evento decisivo e quero ganhar essa etapa para confirmar minha vaga. O mar está difícil, mas bem melhor do que no ano passado”.

Miguel Pupo por Daniel Smorigo
Miguel Pupo por Daniel Smorigo

FAVORITO DA TORCIDA – Outra atração do primeiro dia, principalmente para a torcida baiana, foi Marco Fernandez, que passou pelo seu primeiro desafio se classificando em segundo lugar, atrás do catarinense Cauê Wood. “Eu entrei com muita vontade na bateria, tanta que até a prancha dava uma prendida nas manobras. Mas, o importante agora era passar e a partir de amanhã sim, tem que vencer porque as baterias passam a ser homem-a-homem”, falou Marco Fernandez, que no ano passado conquistou a vaga para o Mundial na última bateria do Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009.

“O ano passado foi muito especial pra mim aqui e espero repetir tudo aquilo. Meu foco é a vitória nesta etapa e a conseqüência disso será a classificação, então é continuar pensando positivo, soltar o pé nas manobras e ir avançando até a final. Sei que não vai ser fácil, mas estou focado nisso”, garante Marco.

O Billabong apresenta Surf Eco Festival 2010 é uma realização da Dendê Produções e da Axé Mix e conta com patrocínio da Petrobras, Skol, Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria Turismo (Setur) e Bahiatursa; Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria de Educação; Azul Linhas Aéreas e Makai. Os apoiadores do evento são: Publimex, Rede Outlight Uranus, Anônima; AL2 e Mídia Bus. As três provas do evento são homologadas pela ASP South America e Federação Baiana de Surf (FBSurf) e transmitidas ao vivo pelo www.aspsouthamerica.com.br.

RESULTADOS DA TERÇA-FEIRA EM SALVADOR:

PRIMEIRA FASE: 3.o=33.o lugar (640 pts) / 4.o=41.o (480 pts)

1.a: 1-Matheus Toledo (BRA), 2-Sidney Guimarães (BRA), 3-Gustavo Sanches (BRA)
2.a: 1-John Max (BRA), 2-Marco Aurelio (BRA), 3-Julio Terres (BRA), 4-Carlo Mario Zapa (PER)
3.a: 1-Gustavo Araujo (BRA), 2-Caio Ibelli (BRA), 3-Kalani Silva (BRA)
4.a: 1-Vicente Romero (BRA), 2-Diego Michereff (BRA), 3-Guillermo Satt (CHL)
5.a: 1-Filipe Braz (BRA), 2-Cristobal de Col (PER), 3-Luel Felipe (BRA)
6.a: 1-Jonathan Busetti (BRA), 2-Miguel Pupo (BRA), 3-Luan Carvalho (BRA), 4-Ian Costa (BRA)
7.a: 1-Willy Correa (BRA), 2-Ícaro Lopes (BRA), 3-Yagê Araujo (BRA), 4-Vinicius Wichrestiuk (BRA)
8.a: 1-Rafael Teixeira (BRA), 2-Samuel Igo (BRA), 3-Bryan Franco (BRA)

SEGUNDA FASE: 3.o=17.o lugar (800 pts) / 4.o=25.o (720 pts)

1.a: 1-Jessé Mendes (BRA), 2-Marco Aurélio (BRA), 3-Ackean Phillips (JAM), 4-Matheus Toledo (BRA)
2.a: 1-Yan Guimarães (BRA), 2-John Max (RN), 3-Marthen Pagliarini (BRA), 4-Sidney Guimarães (BRA)
3.a: 1-Tamaê Bettero (BRA), 2-Diego Michereff (BRA), 3-Filipe Toledo (BRA), 4-Gustavo Araujo (BRA)
4.a: 1-Caio Ibelli (BRA), 2-Ian Gouveia (BRA), 3-Vicente Romero (BRA), 4-Bruno Lopes (BRA)
5.a: 1-Peterson Crisanto (BRA), 2-Miguel Pupo (BRA), 3-Nathan Brandi (BRA), 4-Filipe Braz (BRA)
6.a: 1-Cauê Wood (BRA), 2-Marco Fernandez (BRA), 3-Jonathan Busetti (BRA), 4-Cristobal Col (PER)
7.a: 1-Yuri Gonçalves (BRA), 2-Samuel Igo (BRA), 3-Willy Correa (BRA), 4-Thiago Guimarães (BRA)
8.a: 1-Rafael Teixeira (BRA), 2-Santiago Muniz (BRA), 3-Krystian Kymmerson (BRA), 4-Ícaro Lopes (BRA)

PROGRAMAÇÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

QUARTA-FEIRA – DECISÃO DO SUL-AMERICANO PRO JUNIOR:

08:00 horas – Terceira fase ou oitavas de final do Pro Junior Masculino:

1.a: Jessé Mendes (BRA) x John Max (BRA)
2.a: Yan Guimarães (BRA) x Marco Aurélio (BRA)
3.a: Ian Gouveia (BRA) x Tamaê Bettero (BRA)
4.a: Caio Ibelli (BRA) x Diego Michereff (BRA)
5.a: Peterson Crisanto (BRA) x Marco Fernandez (BRA)
6.a: Miguel Pupo (BRA) x Cauê Wood (BRA)
7.a: Santiago Muniz (BRA) x Yuri Gonçalves (BRA)
8.a: Rafael Teixeira (BRA) x Samuel Igo (BRA)

11:20 horas – Quartas de final do Pro Junior Masculino
13:00 horas – Semifinais Pro Junior Masculino
13:50 / 14:10 horas – Intervalo para a Final
14:10 horas – Final Pro Junior Masculino
14:40 horas – Cerimônia de Premiação no Pódio

QUINTA-FEIRA, SEXTA-FEIRA E SÁBADO:

PROGRAMAÇÃO DO 4 ESTRELAS FEMININO E PRO JUNIOR FEMININO A SER DEFINIDA.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*